A FIVB comemora o seu 78º aniversário
Das estreias olímpicas ao crescimento global, de eventos de classe mundial ao desenvolvimento de base, a jornada da FIVB tem sido de transformação, propósito e paixão.

Lousanne/SUI - No dia 20 de abril é um marco histórico para a FIVB, que comemora seu 78º aniversário. Fundada em 1947 por 14 nações, a FIVB desde então se tornou uma Federação Internacional verdadeiramente global com 222 Federações Nacionais, enquanto o vôlei continua a florescer com mais de 800 milhões de fãs em todo o mundo.
Foto: divulgação/FIVB
Um legado histórico e um ano recorde
O voleibol percorreu um longo caminho desde o seu início. O esporte fez sua estreia olímpica em Tóquio 1964, com o vôlei de praia se juntando ao programa em Atlanta 1996. Em 2024, o vôlei marcou 60 anos desde sua estreia olímpica com algumas semanas inesquecíveis nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Enquanto isso, o vôlei de praia no Estádio da Torre Eiffel capturou a imaginação em todo o mundo, com mais de 450.000 torcedores enchendo as arquibancadas do que foi descrito como "o maior estádio do mundo". Dentro de casa, a South Paris Arena 1 estava repleta de energia enquanto os melhores atletas do mundo competiam diante de multidões, consolidando a reputação do vôlei como um dos principais esportes olímpicos.
Foto: divulgação/FIVB
A Liga das Nações de Voleibol (VNL) de 2024 também alcançou um sucesso recorde, com um aumento de público de 13% em relação a 2023 e 33% em relação a 2022, atraindo 751.000 espectadores apenas durante a fase de grupos.
Olhando para o futuro: um marco em 2025
Enquanto a FIVB comemora 78 anos, o esporte espera um ano marcante em 2025. A VNL 2025 promete unir fãs de todo o mundo em cidades icônicas a partir de 4 de junho. O Beach Pro Tour já está em andamento, com campeões olímpicos de Paris 2024, e esta temporada trará uma representação global ainda maior com novos talentos se juntando a estrelas estabelecidas. O Movimento Global de Voleibol também pode esperar três campeonatos mundiais este ano:
Foto: divulgação/FIVB
Liderada pelo presidente da FIVB, o brasileiro Fábio Azevedo, a FIVB continua a construir um futuro sustentável e inclusivo para o vôlei por meio da Visão Estratégica da FIVB 2032. "O vôlei é mais do que um esporte – é um movimento", disse o presidente da FIVB.
E continua: "Nos últimos 78 anos, o vôlei se tornou um dos esportes mais amados do mundo por causa dos valores que representa: colaboração, integração, paz e solidariedade. Com a Visão Estratégica 2032, estamos trabalhando para criar um ecossistema global mais profissional, integrado e inclusivo. Nosso objetivo é dobrar nossa base de fãs para 1,6 bilhão e capacitar as Federações Nacionais, Associações Zonais e Confederações Continentais a oferecer eventos fortes e sustentáveis. A mensagem é simples: somos mais fortes, juntos. Vamos moldar o futuro – Juntos como Um."
Foto: divulgação/FIVB
COMENTÁRIOS